domingo, 29 de novembro de 2020

QUAL O OBJETIVO DO SISTEMA DE DETECÇÃO E ALARME DE INCÊNDIO?


Tantas mudanças tecnológicas ocorreram nos últimos 15 anos, podemos verificar realmente o porquê da necessidade de instalamos sistemas de alarme de incêndio e também de como funcionam os seus componentes. Infelizmente, parece que a indústria continua a avaliar o desempenho do sistema de alarme de incêndio com base em dados históricos antes dos avanços tecnológicos modernos  que estivessem disponíveis.



Parte desses dados é baseada nos alarmes falsos gerados por sistemas, e parte é gerada pela experiência com alarmes de fumaça que não têm nada a ver com o desempenho dos sistemas de alarme de incêndio. Os dados dos sistemas instalados apontam invariavelmente para alarmes falsos de detectores de fumaça e quase sempre são gerados a partir de sistemas com mais de 10 anos. E a maioria desses dados não são concentrados nas causas do problema de alarme falso, que são a total falta de manutenção do sistema e a aplicação incorreta de detectores de fumaça. 

Deixando os alarmes falsos de lado, os sistemas de alarme de incêndio são instalados principalmente para a segurança da vida, e precisamos de detectores de fumaça para cumprir esse objetivo de alerta precoce e segurança da vida. Comece com a pergunta mais básica: Você sabe como funciona um detector de fumaça? Para um detector de fumaça do tipo pontual, a fumaça deve chegar à câmara de detecção em um nível que se correlaciona com a configuração do alarme do detector antes de disparar.

Você sabe quantos são necessários em um espaço ou prédio para atender de forma confiável nossa meta de segurança de vida? Não comece sua resposta à segunda pergunta com "a quantidade necessária de detecção de fumaça está programada" porque você primeiro precisa definir a qual a norma que está se referindo.

Alguns de vocês diriam que a NFPA 72, Norma Nacional de Alarme e Sinalização de Incêndio  (Estados Unidos). É uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a eliminar mortes, ferimentos, propriedades e perdas econômicas devido a incêndio, eletricidade e riscos relacionados. Ela nos dará o número necessário em cada espaço. Você estaria apenas parcialmente certo. Primeiro, a NFPA 72 não exige que nenhum detector de fumaça seja instalado em um edifício. Esses requisitos são encontrados na Norma Internacional de Construção ou na Norma de Segurança da Vida. Além disso, quando você se refere as duas últimas normas, pode descobrir que apenas a detecção de fumaça no corredor é necessária.

A NFPA 72 fornece os requisitos de espaçamento instalado para detectores de fumaça. Sua resposta agora é que “apenas” precisamos de detecção de fumaça no corredor espaçada de acordo com a NFPA 72. Nós atingimos nossa meta de segurança de vida declarada? A resposta curta é não. Conforme declarado acima, para um detector de fumaça do tipo spot detectar a fumaça, a fumaça deve entrar na câmara de detecção a um nível que fará com que o detector de fumaça seja ativado. Se tivermos um prédio de escritórios com apenas detecção de fumaça no corredor, você acha que a fumaça chegará ao detector para fornecer um alerta antecipado de um incêndio em um escritório com portas fechadas para o corredor? Quanto tempo levará para a fumaça chegar à câmara de detecção do detector para produzir um alarme? Até o técnico mais novato provavelmente adivinhará que demoraria muito e essa resposta, embora não mensurável, seria correta.

O que mais afeta a capacidade de um detector de fumaça tipo spot de fazer seu trabalho? Em primeiro lugar, é a altura do teto. Qualquer coisa acima de um teto de 3,6 metros atrasará a detecção, e nosso aviso não acontecerá até que o fogo fique maior. Além disso, o ambiente pode causar estragos na detecção. Se a sala ou espaço tiver grande movimento de ar, novamente teremos dificuldade em detectar um pequeno incêndio.

Se houver um requisito para detecção de fumaça em um de seus projetos e o designer estiver mostrando detectores de fumaça tipo spot em um teto de 30 pés, isso é um problema? A resposta é um sim bem alto! Detectores de fumaça lineares e de amostragem de ar podem funcionar melhor nesses ambientes difíceis. A NFPA 72 em seu Anexo A fornece algumas orientações nessa área.

Por que é importante que você conheça esses princípios básicos de detecção? Seu cliente vê você como um especialista. Você pode receber um pedido de um sistema de alarme de incêndio que esteja em conformidade com a norma de construção, ou você pode dar um passo adiante e explicar por que este sistema de detecção de fumaça em corredor "em conformidade com a norma" pode não atender ao objetivo do seu cliente de fornecer segurança à vida de seus ocupantes do edifício. Se você puder pelo menos discutir por que um detector de fumaça instalado remotamente não cumpre o seu objetivo de alerta antecipado e segurança de vida, é provável que seu cliente olhe para você de uma maneira diferente em comparação com a concorrência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário