domingo, 1 de novembro de 2020

A INPORTÂNCIA DOS SISTEMAS DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS

                                Antes que seja tarde, o melhor é se proteger.

Já não é nos dias de hoje, principalmente aqui no Brasil, o desrespeito tanto para as normas de incêndio, quanto aos requisitos primordiais de manutenção e instalação. Ter o seu patrimônio protegido muitas vezes não é a prioridade para muitas pessoas e empresas, mas não estamos falando só de patrimônio físico, estamos falando também de patrimônio humano, de pessoas que possam estar nesses ambientes, seja para trabalho ou moradia. Ter um sistema de detecção e alarme de incêndio é em sua maioria um projeto que envolve muios custos de instalação e manutenção. Seguindo este raciocínio,
percebe-se a ocorrência de três tipos de situações apresentadas neste quadro crítico de proteção dos patrimônios:

1ª Situação - A não observância de muitas leis e normas, deixam de lado a proteção e ignoraram o que pode ser de melhor para uma proteção total dos patrimônios. Temos muitos exemplos no passado de prédios que tiveram incêndios de grande proporção que não contemplaram  nenhum projeto de sistema de proteção de incêndios e plano de evacuação. O edifício Andorinhas e o edifício Joelma. Isso custou a morte de muitas vidas, são essas observâncias de muitas empresas de não darem tanta importância para uma proteção do patrimônio, que acabam sofrendo essas consequências. 

2ª Situação - Em uma outra ótica, as empresas que instalam sistemas totalmente fora de normas, tentam economizar ao máximo e no caso acabam pecando no custo-benefício. Instalando um sistema muito barato, totalmente fora de suas especificações e o resultado acaba sendo o mesmo da 1ª situação, como se não tivesse instalado um sistema. O barato saiu caro de mais, isso é o que mais acontece. Em muitos empreendimentos os sistemas são desligados e não se consegue normalizar mais, o custo fica inviável, pois é como se fosse instalar um projeto novo e normalmente o orçamento desses empreendimentos já estouraram e o sistema de alarme contra incêndio é desligado.  

3ª situação - Neste caso que  o empreendimento, contratou uma empresa autorizada de sistemas de alarme contra incêndios e investiu em um sistema de acordo com as normas e projeto adequado de proteção contra incêndio. Durante o ciclo de vida de funcionamento do sistema, chega uma hora em que os dispositivos e central necessitam de alguma intervenção e manutenção, e é nesta situação onde também ocorre outro erro, não é contratada uma empresa autorizada para manutenção corretiva e preventiva do sistema, onde pode ocorrer a deterioração dos periféricos por falta de manutenção. Um outro cenário pode ocorrer é a contratação de uma empresa não autorizada do sistema e  pode comprometer todo o seu funcionamento.

Conclui-se que nessas três situações, o importante é a contratação de um bom projeto de sistemas de detecção e alarme, com uma empresa autorizada, tanto para instalação e manutenção. Os exemplos mostram que não podemos ser parciais quanto a segurança de patrimônios contra incêndios. Se quiser saber mais sobre manutenção de sistemas de alarme, comente aqui, seu comentário é muito importante para nós. Espero que vocês gostem deste conteúdo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário