PAINEL DE CONTROLE E ALARME DE INCÊNDIO RP-1002
OPERAÇÃO DO SISTEMA
Estado dos LEDs do sistema
1- Alimentação principal (CA)
Um LED verde estará aceso, indicando a presença de CA.
2- Alarme de fogo
Um LED vermelho irá piscar, quando ocorrer um alarme de fogo.
3- Release
Um LED vermelho ficará aceso, quando ocorrer um disparo.
4- Supervisão
Um LED amarelo irá piscar, quando um dispositivo de supervisão for acionado.
5- Avaria
Um LED amarelo irá piscar, para quaisquer condições de avaria.
6- Avaria nos circuitos
Um LED amarelo irá piscar, quando houver condição de avaria nos circuitos de saída (notificação e comandos) .
7- Alarme silenciado
Um LED amarelo ficará aceso, quando a chave de silenciamento for acionada, após um alarme.
8- Avaria na alimentação
Um LED amarelo irá piscar, quando a bateria do sistema estiver com carga baixa ou quando for desconectada a bateria do sistema ou ainda quando apresentar fuga a terra.
9- Bateria
Um LED amarelo ficará aceso, na placa mãe, quando a bateria estiver com carga baixa ou desconectada (visível com a porta aberta).
10- Fuga à terra
Um LED amarelo irá ficar aceso, na placa mãe, durante a ocorrência de fuga a terra (visível com a porta aberta).
11- Falha do microprocessador
Um LED amarelo ficará aceso na placa mãe quando houver falha no processador (visível com a porta aberta).
Chaves de Controle
12- Silenciamento de tom interno
Reconhece os alarmes de fogo, avarias e supervisões. O painel possui um reaviso sonoro para alarmes e avarias com um LED que fica pulsando em novas condições. O LED da avaria passará do estado pulsante para uma iluminação constante, quando for pressionada a chave de tom de silenciamento e o alarme sonoro interno da central irá silenciar. Uma segunda avaria fará ressoar o alarme sonoro. O alarme sonoro possui 3 toques distintos, sendo um para cada caso de alarme (fogo, avaria e supervisão). As indicações de avaria da central irão se auto restaurar quando o problema for solucionado. Para indicações de alarme de fogo e supervisão é necessário acionar a chave RESET para restaurar as condições normais.
13- Silenciamento do Alarme
Reconhece os alarmes de fogo e de supervisão. A chave de silenciamento irá silenciar o alarme interno da central, mudando todas as indicações de LED que estejam piscando para “contínuo” e irá desligar as saídas de notificações (exceto as saídas de disparo). O LED de silenciamento do alarme ficará aceso.
Nota: Se a opção “Inibições do Silenciamento” tiver sido selecionada, o silenciamento do alarme só irá funcionar após 60 segundos do inicio do referido alarme.
14- Ativação do Alarme
A ativação do alarme deve ser usada, para ativar as saídas de notificação. Este comando também ativará o sistema de alarme por relés.
15- RESET do Sistema
Esta função retorna a central ao seu estado normal. Caso a fonte do alarme não tenha sido solucionada, as indicações do alarme irão continuar. Pressionando-se a chave RESET, e mantendo-se a mesma pressionada, será executada a função teste de LEDs e do alarme sonoro interno da central.
16- Status dos LEDs de zona
Os LEDs de alarme e/ou de avarias piscarão até que tenha sido reconhecido através dos botões 12 ou 13. Após o reconhecimento o LED que estiver piscando, ficará aceso firme.
2.3- LEDs de Estado das Zonas
Os LEDs de avaria e/ou alarme de fogo irão pulsar até que os eventos sejam silenciados (silenciamento de tom ou de alarme). Após o silenciamento, os LEDs permanecerão acesos até o RESET.
Nota: Se a zona 4 for selecionada para supervisão, o LED vermelho de alarme ficará desativado.
2.4- Supervisão
A zona 4 pode ser usada para notificar dispositivos de supervisão (tais como: dampers, relés, etc...). Um curto-circuito nesta zona (ativação de um contato NA) irá ativar o led de supervisão da central e o LED amarelo da zona 4. O alarme sonoro irá gerar um som característico. Um circuito aberto na zona será reportado como avaria na zona 4.
2.5- Descrição Operacional do Sistema e seus Procedimentos. Inter travamentos Automáticos de Comandos e Sinalizações.
< TIPOS DE ALARMES >
a) Alarme de avaria ou falha (trouble):
A Central local irá soar um toque intermitente e acenderão no painel alguns LEDs amarelos que caracterizarão o tipo de falha que estiver ocorrendo. Simultaneamente, a Central irá sinalizar um alarme de avaria (trouble) tipo “open circuit”, identificando no display, a origem da avaria. Neste caso a única operação necessária é o silenciamento do alarme sonoro utilizando a tecla <TONE SILENCE>.
OBS: A sinalização de um alarme de avaria não dá início nem completa a sequência de disparo de gás.
b) Alarme manual de fogo em laço duplo (zona 1 e zona 2)
Ativa imediatamente as zonas 1 e 2 e tem origem a partir do comando do acionador manual de disparo de gás na cozinha. Esta providência só deve ser tomada por pessoa autorizada pertencente à brigada contra incêndio. No evento do alarme manual, a Central local executa todos os comandos e sinalizações que ocorrem nos alarmes automáticos.
c) Alarme com disparo do gás comandado diretamente
O disparo manual diretamente na central é feito através do comando na chave “alarme activate”. Neste comando, não existe temporização para o disparo de gás.
d) Alarme de supervisão
A(s) porta(s) da(s) caixa(s) que protege(m) os dispositivos de comando (chave de bloqueio e acionador manual de disparo tipo “quebre o vidro” possue(m) monitoramento para sinalizar(em) quando for(em) aberta(s). Esta sinalização ocorre na central da portaria indicando no display e no LED amarelo (supervisory) aceso.
Se você gostou deste manual resumido, curta e compartilhe esta mensagem.




Nenhum comentário:
Postar um comentário