sexta-feira, 28 de agosto de 2020

DETECTORES DE FUMAÇA AUTÔNOMOS

Saiba como eles são e como funcionam 

Os detectores de fumaça autônomos podem ser uma excelente  ideia  para aqueles que buscam economia e praticidade, dispensando da necessidade de instalar um sistema de detecção e alarme de incêndio, que acaba elevando o custo da monitoração, com a instalação  de uma central, fiação e dispositivos. Dependendo da área de proteção, no caso, sendo um local de pequeno porte, com a presença constante de pessoas, podemos ver como uma grande característica para instalação de detectores autônomos.

Bom essa é uma das vantagens em não ter um sistema complexo para operar e não ter preocupação com manutenção. Esses detectores são ideais para serem usados em residências, escritórios e até mesmo, dentro de armários, guarda roupas e espaços de difícil acesso, onde  poderemos monitorar a detecção de fumaça.

Infelizmente não existem leis aqui no Brasil que obrigam a população a ter um sistema de detecção em suas residências, se assim houvessem, iria aumentar com certeza a procura desses equipamentos pela sua facilidade de instalação e operação. Podemos ver que nos Estados Unidos as leis são mais rigorosas e lá obrigam os cidadãos a utilizarem sistemas de detecção de incêndio, nos filmes americanos é possível as vezes identificarmos em quartos e armários em residências, estes tipos de equipamentos.

COMO FUNCIONAM OS DETECTORES AUTÔNOMOS.

Os detectores de fumaça autônomos são detectores que não dependem de nenhum outro equipamento para detectar um incêndio e alarmar. Geralmente possuem bateria interna de longa duração, que dispensa a prática de uma manutenção mais severa e periódica. Possuem alarme  sonoro e visual, para avisarem quando há presença de fumaça no local. Com a atuação do alarme só irão parar de tocar, quando  se fizer o silenciamento, que é geralmente em um botão localizado no próprio dispositivo que faz um Reset do alarme em questão. Só irá silenciar se realmente não houver mais fumaça no interior da câmara dos mesmos. No caso da instalação em um local com pé direito alto , será necessário efetuar a operação com uma haste leve  de ponta fina para operar o detector.

Existem diversos modelos e marcas desses equipamentos, a tecnologia está avançando e atualmente já temos modelos com Wi-Fi  com outros recursos interessantes, o ideal é comprar um produto de uma empresa que dê uma boa garantia e atenda sempre as normas vigentes de detecção e alarme de incêndio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário